domingo, 2 de agosto de 2015

Trope-l´oeil

Embora a expressão tivesse sua origem no período barroco, quando os artistas a usavam muito, a técnica em si já era conhecida desde a Antiguidade, tendo sido conhecida dos antigos gregos e romanos, e utilizada em murais, como por exemplo os de Pompeia, onde o típico mural trompe-l'oeil mostrava uma janelaporta ou corredor com a finalidade de visualmente aumentar o aposento.
Com o superior entendimento das técnicas de desenho e perspectiva alcançados após o Renascimento, os artistas passaram a usar essas técnicas em seus trabalhos, explorando os limites entre imagem e realidade.
Domo da catedral de Parma, por Antônio de Correggio
Um dos locais mais explorados foi o interior do domo das igrejas, onde, a partir do trabalho deAntônio de Correggio no domo da catedral de Parma, mostrando a Ascensão da Virgem e abrindometaforicamente o espaço interno da igreja para o céu, com resultados fabulosos, pintoresmaneiristas e barrocos deram, ao trompe-l'oeil, um realce extraordinário.
Alguns arquitetos, como Francesco Borromini, também utilizaram a técnica em seus edifícios, variando discretamente o tamanho de colunas e arcos, procurando aumentar visualmente o espaço arquitetônico. A partir daí, ficou sendo mais uma técnica conquistada pelo uso, usada ou abusada, mais ou menos conforme o gosto do artista e da moda da época.
Modernamente, o grafite se apropriou dessa técnica e das modernas tintas resistentes ao clima para dar realce a becos e paredes cegas de edifícios urbanos.

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