quarta-feira, 18 de novembro de 2015

“No Brasil, corrupção é forma de gestão, é sistema político”, diz Jabor (Atualidades)

Arnaldo Jabor comenta os desdobramentos da Operação Lava Jato, 
que deflagra cada vez mais importantes nomes políticos do Brasil.

Leia abaixo a íntegra do comentário de Arnaldo Jabor:
Esta crise vem do atraso brasileiro. Quem a provoca é a resistência daqueles que vivem da precariedade de nossas instituições, aqueles que vivem nos buracos da lei, como os ratos. O Ministério Público com Janot e o juiz Sérgio Moro não estão provocando crise alguma, mas uma mutação histórica. Mesmo que acabe em pizza, nunca mais o país será o mesmo. 
Isso porque aqui a corrupção nao é apenas um malfeito,  um "pecado" de ladrões, mas uma forma de gestão, um sistema político que contamina os órgãos públicos, deformando qualquer hipotese de crescimento e governança.
Está vindo à luz um Brasil que estava oculto debaixo da terra e dos esgotos. A maldita herança que Lula deixou abriu as portas para esse desmanche do país. Há 12 anos a ordem ainda é: "Façam o que quiserem com o Estado, desde que me apoiem".
E assim se criou o pior cenário para o Brasil: uma frente única da esquerda incompetente com a mais arcaica direita feudal. O perigo que a Lava Jato corre não são as investidas do ambicioso trator Eduardo Cunha. Não. Perigosas são as artimanhas sutis,  armadas para tentar que o STJ anule as investigações.
No Brasil fala-se muito em democracia para não exercê-la. Mas Janot e os procuradores estão mostrando que a verdadeira democracia é: "Todos os homens são iguais perante à lei".

Um comentário: